Yupanqui a menor torcida do mundo

Um clube de bairro que mantém sua tradição viva dia após dia

Manter um clube de futebol não é uma tarefa fácil, a situação piora quando se trata de um clube sem muita torcida, o Yupanqui quebra barreiras na Argentina.

Buenos Aires é uma das capitais com maior número de clubes de futebol profissional do mundo, são 29 clubes ao todo, ficando atrás apenas de Londres.

Alguns clubes são quase amadores, mas com participações em outras divisões do futebol portenho, como o Yupanqui que ostenta com muito orgulho o título de “Menor Hinchada del Mundo”.

Você provavelmente nunca deve ter ouvido falar neste clube, mas saiba que ele é de uma importância imensa pro meio social do bairro de Villa Lugano.

O Yupanqui é um clube genuinamente de bairro, tradição que resiste ao longo do tempo na capital argentina.

Apesar do futebol ser o principal esporte do clube a instituição atende a comunidade com centro de lazer e eventos, atividades em outros esportes, como o basquete também estão presentes na vida social do clube, que ainda oferece opções culturais para a população, como aulas de música.

 

1216490204750_f
Apoio nunca falta na bancada do Yupanqui

El trapero, como é carinhosamente chamado o Yupanqui, ficou conhecido na Argentina por ser um clube pequeno e de pouca estrutura, ele disputa a Primeira D uma espécia de quinta divisão.

Porém mesmo com todas as dificuldades financeiras ainda atende a população de seu bairro, mantendo a tradição sempre viva.

Em 2001 a Coca Cola fez uma série de vídeos promocionais sobre o clube, a ideia era mostrar o clube com o menor número de torcedores do futebol argentino.

No total, cinco vídeos que fizeram parte da ação publicitária e deram um salto para a notoriedade do carismático clube, até mesmo os seus jogadores começaram a dar autógrafos. Eles também conseguiram superar seu recorde de espectadores: 96.

O resultado da campanha publicitária permitiu que a equipe alcançasse uma média de oito filiações por dia, tornando-se assim o clube com o maior número de sócios de sua divisão.

“Yupanqui, o clube com menos fãs, mas não com menos paixão”, diz o slogan publicitário na frente da sede do clube.

Na época da publicidade, o Yupanqui tinha 550 membros que pagavam uma taxa de 3 pesos argentinos por mês, e teve um orçamento de 1.700 pesos mensais para o futebol.

Copa Argentina

A maior glória na história do Yupanqui foi ter particpado da Copa da Argentina, o segundo maior torneio nacional.

Na temporada 2011/12 ‘el trapero’ enfrentou o Temperley, clube da segunda divisão, foi a primeira vez que o clube enfrentou uma equipe de outra divisão de seu país.

A classificação não veio, ficou o gosto amargo da derrota por 2 a 1 já no final da partida, porém a pequena e apaixonada torcida conseguiu mostrar sua paixão para o restante do país.

O Yupanqui mantém contas ativas em duas redes sociais: Facebook e Twitter

IMG_2275
 Formação de 2015 do time de futebol

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *