Ultras Resistência Coral e o amor pelas classes sociais

Torcida mantém viva nas arquibancadas a paixão pelo Ferroviário

O termo Ultras é relacionado a torcedores espalhados por toda a Europa, eles acompanham seus clubes e fazem muito barulho nas arquibancadas e fora delas.Chegam ater uma certa ligação com o hooliganismo, mas a ideia central do movimento é diferente. 

Os amantes do movimento carregam consigo uma forte ideologia de vida e acima de tudo uma defesa de pensamento muitas vezes voltado para a defesa de seus ideias.

 

“Nem guerra entre a torcidas, nem paz entre as classes”

 

É com essa mensagem que a Ultras Resistência Coral se apresenta nos estádios de futebol e segue o Ferroviário Atlético Clube por todos os cantos.

Nascida no ano de 2005 a torcida tenta levar um viés político e social para o meio do futebol. No caso do Ferroviário isto ficou até mais fácil pelo fato do clube ter uma forte ligação histórica com a classe operária dos meios ferroviários do Brasil.

 

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sdFTGEKfNF-cA_SGrrq_r2_7Ooc2AmcNA5aVe6zMY6DSBDbix0DRlBdQBccH9TKsgK7jFZlw8Lo7csnyCoH8MAJtU9VAGA_TnOmbQXsxjN-DHsTfvhaGV_g

 

Mas a torcida não se atem apenas a classe operária, o “braço armado” dos torcedores também se estende por outras vertentes sociais. A Ultras é declaradamente um movimento de esquerda, anti-fascista e anti-nazista e naturalmente abraça as causas LGBT e anti-machismo.

O integrantes da Ultras Resistência Coral pregam que não tem qualquer ligação com a violência nas arquibancadas, pelo contrário, no manifesto de lançamento da torcida isso esta bem explicitado em uma passagem: “Não enxergamos os torcedores de outros times como potenciais inimigos, já que a composição social das torcidas no Brasil é principalmente de trabalhadores ou jovens filhos de trabalhadores”.

 

fotos06

Os cantos da torcida demonstram todo o amor social e ideologia da torcida, as mensagens das letras são recheadas de opiniões fortes e orgulho pelo movimento.

 

Eis um dos cantos da Resistência Coral:

“Ultras Resistência Coral

Nasceu da luta social

Pra combater qualquer discriminação

No nosso futebol e em qualquer canto da nação

Não somos meros torcedores do Ferrão

Somos trabalhadores que engrandecem um país

Não admitindo qualquer forma de exclusão

Igual a que sofre o povão e o Ferrão

História bonita do nosso Ferroviário

Que surgiu da mão do operário

Tal qual a Resistência Coral

Na luta de classes somos revolucionários

A Ultras Resistência Coral

É hoje opção de nossas vidas

Nem paz entre as classes

Nem guerra entre as torcidas

A Ultras Resistência Coral

De esquerda, anti-racista, anti-capitalista

Nada diminui nossa paixão incendiária

Ferroviário orgulho da classe operária!”

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *