O primeiro brasileiro a jogar na Inglaterra

Mirandinha ganhou destaque internacional jogando pelo Newcastle

“A Inglaterra pra mim foi minha grande conquista como jogador de futebol.Eu fui pra lá sem ter empresário envolvido, tudo foi intermediado por uma amigo meu, torcedor do Palmeiras que estudava lá”

A Premier League é hoje o maior e mais poderoso campeonato nacional entre clubes do mundo, o que recebe mais investimento e é mais “assediado” pelos atletas.Dez entre dez jogadores sonham em atuar na terra da rainha, e jogar na Inglaterra é a realidade de muito brasileiros na atualidade,só na primeira divisão são onze jogadores, porém esse caminho foi aberto por um cearense.

Francisco Ernandi Lima da Silva, o Mirandinha, teve uma bela passagem pelo Newcastle,onde chegou a jogar com a então jovem promessa do futebol inglês Paul Gascoigne

newcatle-united-players-paul-gascoigne-gazza-and-mirandinha-present-B529C6
Mirandinha e Gascoigne, amizade dos tempos de Inglaterra

Mirandinha era um atacante de muita velocidade e técnica,apesar de franzino, o jogador superava os jogadores com seu jogo rápido e preciso. Só depois de passagens significativas por Botafogo, Náutico e Palmeiras foi que o jogador conseguiu chegar a Europa, o destino era a Inglaterra.

 

Jogo da Mudança

No dia 19 de maio de 1987 a Seleção Brasileira fez um amistoso contra a Inglaterra em Wembley. O jogo fazia parte de uma excursão do selecionado brasileiro pelo Reino Unido para a disputa da Copa Stanley Rous e contou com 92 mil espectadores no lendário estádio.

As duas seleções ainda se recuperavam das participações no Mundial do México em 86 e tinham a necessidade de mostrar um futebol vistoso e agradável. O Brasil ainda tinha: Muller, Carlos e Josimar, como remanescentes do torneio, pelo lado inglês: Peter Shilton e Gary Lineker eram as estrelas.

O jogo terminou empatado, o um a um mostrou ao mundo uma seleção brasileira em franca renovação, mas o que mais agradou na partida foi a atuação de Mirandinha.O atacante marcou o gol do empate brasileiro e encantou os ingleses com seu futebol de muita raça e técnica.

 

A chegada a Newcastle

A boa apresentação diante dos ingleses rendeu a Mirandinha uma ida ao Newcastle United, um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra. Na época o jogador não tinha empresário, um amigo (palmeirense) intermediou toda a transação e ajudou o atleta na transferência para o clube inglês., que custou à época cerca de £ 575,000,

JS38430837
Mirandinha sendo recepcionado por torcedores do Newcastle

Mirandinha passou duas temporadas em Newcastle, ao todo foram 58 jogos e 24 gols marcados pelo clube. Logo em sua primeira temporada o atacante se destacou marcando gols importantes diante de tradicionais clubes como: Liverpool, Everton e Manchester United.

Em sua segunda temporada na Inglaterra a boa fase da equipe não se repetiu, mas Mirandinha continuou marcando gols e se destacando, apesar da boa fase do brasileiro o time acabou sendo rebaixado no campeonato inglês.

Mirandinha F 2057209_big-lnd
Mirandinha com a camisa do Newcastle

Após o rebaixamento do time o atacante resolveu deixar o clube, o legado do brasileiro foi deixado em Newcastle, e até hoje ele é lembrado com carinho por ex companheiros e pela torcida. Seu nome sempre será lembrado como o primeiro brasileiro a atuar na Inglaterra.

Gols pelo clube

Carinho da torcida

Até hoje Mirandinha é idolatrado pela torcida do Newcastle, seus gols marcaram uma das equipes mais tradicionais do futebol europeu, os torcedores até criaram uma música para homenagear o jogador.

We’ve got Mirandinha
He’s not from Argentina
He’s from Brazil
He’s fuckin brill!

Temos Mirandinha
Ele não é da Argentina
Ele é do Brasil
Ele está fodendo maravilha!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *