#29: Norman Whiteside, o jogador mais jovem a jogar uma Copa do Mundo

Na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, o norte-irlandês Norman Whiteside se tornou o jogador mais jovem a jogar uma partida de justa.

A Copa do Mundo tem visto muitos jogadores passarem ao longo do tempo, porém são poucos os que deixam seus nomes marcados de forma individual. No livro de recordes, um jogador pode marcar o gol mais rápido na história do torneio e ver como horas ou dias depois um colega quebrar sua conquista.

Tal é o caso de Norman Whiteside, ex-atacante da Irlanda do Norte , que detém a marca de ser o jogador mais jovem a jogar uma partida da Copa do Mundo. O jogador conseguiu tal feito com a idade de 17 anos e 41 dias na edição de Espanha 1982 durante o duelo de fase de grupos entre a Irlanda do Norte e a Iugoslávia.

Naquela tarde no estádio La Romareda, em Zaragoza, Whiteside foi titular e o jogo terminou empatado em zero a zero.A história do jovem nascido em Belfast ganhou mais destaque, porque ele havia tomado o recorde brasileiro Edson Arantes do Nascimento ‘Pelé’.

Outros recordes marcam a vida de Norman Whiteside, que em 1981 foi o jogador mais jovem a vestir a camisa do Manchester United e também a marcar um gol em uma final de FA Cup.

(Foto: Allsport UK/Allsport)

No entanto, as lesões marcaram sua carreira,ele teve pelo menos 17 operações,e aos 26 anos ele decidiu deixar o futebol profissional. Atualmente, aos 52 anos, Whiteside tem uma clínica de podologia em Manchester, onde trabalha em parceria com clubes ingleses.

Faltam 29 dias para a Copa da Rússia 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *