#24: Oleg Salenko, único atacante que marcou cinco gols em uma partida da Copa do Mundo

Salenko marcou cinco gols na goleada de 6 a 1 da seleção russa contra os Camarões, em 1994 e entrou para a história das Copas.

Oleg Salenko é um daqueles goleadores a quem a história surpreendeu. Se marcar um gol, seja num jogo entre amigos ou de forma mais profissional, é um desafio, o que dizer de marcar cinco no mesmo jogo … e que é Copa do Mundo!

Foi assim que Salenko encontrou a história. Era tarde de 28 de junho de 1994 no Stanford Stadium, em San Francisco, Califórnia. Uma tarde em que a história nos deixaria duas marcas anedóticas que até hoje não foram superadas.

O atacante que jogava naquela época no Logroñés, da Espanha, fez o último jogo de sua equipe na fase de grupos com a ilusão de chegar a uma classificação quase impossível. Salenko começou a aparecer logo aos 15 minutos do primeiro tempo, quando anotou seu primeiro gol.

Inspirado naquela tarde, Salenko parecia um animal faminto toda vez que aparecia perto do gol adversário. Ele marcou cinco gols, três no primeiro tempo e mais dois no segundo.

“Durante a partida não estava pensando sobre o registro. Eles disseram algo sobre o intercomunicador, mas que está sendo focado no jogo não ouvir muito bem”, disse ele na época.

Esses cinco gols valeram a ele um total de seis naquela Copa. Com esta marca, ele se tornou o artilheiro da competição sem ter avançado de fase, junto com o histórico Hristo Stoichkov.

Após a Copa Salenko foi para o Valencia meses depois, embora ele nunca pudesse mostrar a qualidade daquela partida na Copa do Mundo. Suas lesões recorrentes no joelho fizeram com que seu nariz golpasse até que sua carreira terminasse em 2001.

Faltam 24 dias para a Copa da Rússia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *