#18: Jay-Jay Okocha, um dos melhores jogadores nigerianos de todos os tempos

Okocha nasceu Augustine Azuka, mas ficou reconhecido mundialmente pelo talento com a bola nos pés e pelo apelido de Jay-Jay.

Apesar de ser africano, e de o esteriotipo do futebol falar que os melhores estão na América ou na Europa, Okocha era talento puro com a bola nos pés. Tinha a genialidade de um sulamericano e a garra de um africano. Se você não se lembra de Okocha no seu time na Master Liga, ainda do Playstation 1, continue lendo este texto e conheça ainda mais sobre o melhor camisa 10 da Nigéria.

A LENDA OKOCHA
Jay-jay, como foi apelidado pelos seus irmãos Emmanuel e James, chegou a seleçao em 1993. Já no ano seguinte, o crescimento do futuro camisa 10 das águias verdes no cenário futebolistico foi ainda maior.
O talentoso meiocampista brilhou na Copa do Mundo em 1994, a campanha daquele ano só o fez parar nas oitavas-de-final, em jogo sofrido e que acabou com vitória italiana por 2 a 1.

Mas fora da Copa, especificamente em 1996, Okocha atingiu seu ápice. A seleção nigeriana havia vencido o Brasil por 3 a 1, nas Olimpiadas. Okocha, como sempre, havia sido um dos destaques da partida. O craque nigeriano, em campo, foi grande no cenário mundial. Tanto é que como acima, ele atuou por muitos clubes europeus.
Sua maestria e habilidade em campo foi, para muitos,  o essencial para que fosse considerado o melhor 10 da história da Nigéria. Jay-jay Okocha foi mais um dos grandes do futebol que encantou muita gente, especialmente em Copas do Mundo.
A maestria de Okocha também se estendeu pelos clubes em que passou, no PSG, ao lado de Ronaldinho Gaúcho, o nigeriano encantou os franceses e se tornou, ao lado do brasileiro, umas das maiores duplas da história do clube.
Faltam 18 dias para a Copa da Rússia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *