#3: Saiba quem é Zabivaka, o mascote da Copa do Mundo na Rússia

A Copa do Mundo na Rússia já está prestes a começar. Faltam apenas três dias para o torneio mais esperado do mundo dar o seu “ponta-pé inicial”.

Todos sabemos que, em todas as Copas, sempre tem um mascote que é símbolo do país anfitrião. O Fuleco (Brasil), Juanito Maravilha (México) e o Leão Willie (França), por exemplo, eram os mascotes das Copas. Mas você sabe quem é o mascote da Copa de 2018? Confira e saiba quem é Zabivaka, o mascote da Copa do Mundo na Rússia

 

O mascote

Usando óculos laranja e uma camiseta branca, o Zabivaka, mascote russo, foi apresentado em 21 de outubro de 2016. Dois anos antes do evento, o mascote para a Copa do Mundo na Rússia já tinha sido votado. Mais de um milhão de pessoas participaram da votação. Ele derrotou, com 53% dos votos, outros mascotes como um tigre e um gato.Vale ressaltar que o “lobo marrom” é um desenho feito pela estudante russa de design Ekaterina Bocharova.

Como foi feito?

Zabivaka foi projetado com base em uma pesquisa online aplicada com crianças. Com algumas ideias, estudantes universitários russos enviaram seus projetos para eleger qual seria a figura principal da Rússia. As crianças votaram e decidiram que o “lobinho carismático” seria a bola da vez na Copa. Seu vestuário inclui um óculos laranja, e camiseta e shorts com as cores do país sede: azul, branco e vermelho. Em sua apresentação oficial, a Fifa diz que o animal transmite alegria, charme e confiança.

O que significa?

Na língua russa, a palavra significa algo como “aquele que marca o gol”. O mascote Zabivaka está presente em diversos pontos de Moscou. Ele está sendo vendido em diversas formas como camisetas, bicho de pelúcia, canecas e até em bonés.

 

Vitaly Mutko, presidente do Comitê Organizador Local da Fifa, disse que o mascote é muito mais além do que um simples animal

O seu papel vai muito além de ser simplesmente popular entre os espectadores. A mascote é responsável por inspirar os adeptos, envolvendo a população no futebol e convidando-os a ir aos estádios, a fim de experimentar emoções positivas e memoráveis.”

Faltam 3 dias para a Copa do Mundo na Rússia.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *