A queda da Alemanha na fase de grupos era uma tragédia anunciada

A Alemanha veio pra Copa da Rússia como favorita ao título mundial. Atual campeã e postulante a vencedora da competição, o time comandado por Joachim Löw, era a ficha certa de 10 em cada 9 apostas ao redor do mundo.

Os alemães pegaram um grupo equilibrado, na teoria, México, Suécia e Coréia do Sul – essa correndo muito por fora – brigavam pela segunda vaga da chave. A primeira era dada como certa para os bávaros. Mas, ainda bem que o futebol é uma cartola mágica que a cada dia saí algo novo lá de dentro.

A Alemanha não só ficou de fora das oitavas, como terminou na lanterna de seu grupo. Nos três jogos da primeira fase, o time venceu apenas uma partida e no apagar das luzes, algo que nem o maior dos pessimistas apostaria.

Pré-Copa

Antes do mundial, os alemães fizeram 4 amistosos: venceu a Arábia Saudita por 2 a 1, perdeu para Áustria(2×1) e Brasil(1×0) e empatou com a Espanha (1×1). Resultados que aparentemente não abalaram o gélido perfil alemão, mas que deixou claro que o time já não era tão forte quanto antes. E o desempenho nas partidas foi contestado por grande parte da imprensa alemã.

A convocação alemã também gerou muita controvérsia. Löw deixou de fora o atacante Sané, um dos destaques do campeão inglês Manchester City, e deu espaço para nomes como Timo Werner e Julian Brandt –  que são bons jogadores – mas que não fizeram uma temporada tão boa quanto a do atacante do time inglês.

Recorde negativo

A saída precoce na fase de grupo é a primeira na história alemã em Copas do Mundo, que marca também uma estranha coincidência. Desde de 1998 o time campeão acaba sendo eliminado na fase de grupos, apenas o Brasil em 2002 não caiu nos três primeiros jogos em 2006.

Segue a lista:

 98: Campeã
 02: Saiu na Fase de grupos

 06: Campeã

 10: Saiu na Fase de grupos

10: Campeã
 14: Saiu na Fase de grupos

14: Campeã
18: Saiu na Fase de grupos

Vimos no Facebook do Eumar Lima

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *