Luka Modric, driblando as granadas

Como um time de futebol é construído a partir de um desastre? Talvez a Croácia possa dar ao mundo uma versão sincera sobre o talento e seus limites possivelmente inexistentes.

A Guerra dos Balcãs durou 10 anos, sete meses e 12 dias. Deixou 140 mil mortos e um deles era o avô de Luka Modric, que tinha o mesmo nome e foi morto por rebeldes sérvios na vila onde Luka morava com ele e seus pais.

25 anos atrás, Zadar foi uma das muitas regiões afetadas pelas guerras iugoslavas e lá, em suas terras, nasceu a maior referência da atual equipe croata que, irá disputar a final da Copa do Mundo.

Após o assassinato do avô de Luka, sua família decidiu se refugiar no Hotel Kolovare. No meio da guerra, sob um ambiente de extrema humildade e depois de perder sua casa no meio do fogo, o menino Modric passou seu tempo, desenraizando e angustiado jogando futebol no hotel.

“Desça e veja como uma criança que brinca o dia todo com a bola no estacionamento”, disse um dos empregados do hotel ao gerente. Com o passar dos dias, eles não hesitaram em registrá-lo, juntamente com sua família, no treinamento do NK Zadar.

Nada foi fácil. Enquanto o garoto Luka melhorou sua técnica, finalização, força, cerca de 500 a 600 granadas caíam todos os dias a partir das 6h na sua cidade. Zadar passou dois anos sem eletricidade, sem água. Toda vez que os alarmes tocavam, os garotos corriam para se esconder e brincavam para ver quem vinha primeiro.

O garoto que não foi aceito nas categorias de base do time croata Hajduk por sua baixa estatura, estava se formando um dos melhores jogadores do mundo em meio da guerra, da morte e da dor.

Driblando as granadas, formando seu personagem e tendo a coragem de continuar vivendo jogando bola. O tempo passou e hoje ele tenta esquecer da angústia e incerteza de sua infância, para fazer parte de uma equipe que cresceu no meio do desastre.

Fontes: Folha de São Paulo e Tyc Sports

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *